movimento nova cena

O MinC e as grandes indústrias

Posted on: 10/05/2011

>> Fundação Biblioteca Nacional [do MinC]

O NovoMinC e a indústria editorial: “Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e Sônia Jardim, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros, apresentaram apoio à decisão da ministra em rever o texto que reforma a Lei de Direitos Autorais (LDA), entregue à Casa Civil no ano passado. “O mercado editorial vê com bons olhos a decisão. Acreditamos que estamos no caminho certo”, disse Karine.

>> Democratizar a cultura não é nosso interesse, diz vice-presidente da MPAA – Diógenes Muniz [da folha.uol]

O NovoMinC e a indústria cinematográfica: “Greg Frazier, vice-presidente executivo da Associação Cinematográfica dos EUA (MPAA, na sigla em inglês), visitou São Paulo e Brasília na última semana para pressionar autoridades locais por maior atenção no combate à pirataria. Representando os maiores estúdios do planeta, Frazier chegou a se encontrar com políticos e equipes dos ministérios da Cultura e da Justiça. Em entrevista exclusiva à Folha, o executivo norte-americano comentou a reforma dos direitos autorais no Brasil e explicou que a democratização do acesso à cultura não está na agenda da associação.”

>> Em trocas de e-mails, diretores de associações que compõem o Ecad tratam da relação próxima com a atual gestão do Ministério da Cultura – André Miranda [do oglobo.com]

O NovoMinC e a indústria fonográfica: “Os dois lados vêm negando uma proximidade desde janeiro. No entanto, integrantes das diretorias das associações que formam o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) usam termos como “nossa amiga” e “novo momento político” quando se referem à atual gestão do Ministério da Cultura (MinC). Uma série de nove e-mails a que O GLOBO teve acesso mostra como a mudança de governo foi encarada com otimismo pelos dirigentes do Ecad, entidade que recolhe e repassa os direitos dos autores no Brasil e que sempre se posicionou contra as intenções dos ex-ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira de alterar a Lei do Direito Autoral.”

>> Tenha a tua obra – artigo da Senadora Kátia Abreu (ex-DEM, atual PSD/TO) [publicado na Folha, do acaoempresarial]

Apoio do agronegócio: “Alinho-me com a preocupação de artistas, autores e produtores de conteúdo de modo geral que entendem estar em curso uma relativização dos direitos de autor no Brasil. Lamento constatar que o debate encaminhado por Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, que propôs a revisão da lei 9.610/98, não foi exatamente um debate, pois alijou a esmagadora maioria dos interessados: os criadores! Não há lei menor que possa relativizar o que assegura a Lei Maior. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que fez bem em propor uma nova rodada de debates sobre o tema, afirmou numa entrevista que os direitos autorais são similares aos direitos trabalhistas. Parece-me que se trata de uma prerrogativa de outra matriz, que não deriva de uma relação entre patrões e empregados. Fala-se aqui em autonomia do indivíduo.”

sobre o MinC [posts do Novacena]: Mais do MinCMinC: procultura já!Qual a função de um ministério da Cultura?Redes ou centralidade?O MinC de Ana de HollandaMinC: Cultura vivamudanças no MinC

Anúncios

3 Respostas to "O MinC e as grandes indústrias"

[…] cadastro O MinC e as grandes indústrias […]

[…] sobre o MinC [posts do novacena]: Notícias do MinC; O MinC e as grandes indústrias; Mais do MinC; MinC: procultura já!; Qual a função de um ministério da Cultura?; Redes ou […]

Olá pessoal.
Muito bom investir no conhecimento e se aproximar do MINC.
Uma questão que ficamos sabendo de colaboradores que trabalham no MINC em Brasília, é que tem alguns projetos da PBH/FMC que foram reprovados lá.
A questão não é simples, estão falando em ingerência, despreparo e falta de prestação de contas por parte da FMC.
A coisa parece que vai feder. Tem Senador procurando espaço para detonar geral.
Nossos colaboradores vão mandar detalhes e veremos a gravidade.
Imprensa será envolvida. Trata-se de briga política em cima de fatos reais. vamos aguardar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

maio 2011
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

siga @novacena no twitter

%d blogueiros gostam disto: