movimento nova cena

Notícias do MinC

Posted on: 10/05/2011

>> Ministra recebe diárias por fim de semana no Rio [do estadao]

>> Controladoria diz que Ministra da Cultura deve devolver diárias [da folha]

“A CGU (Controladoria-Geral da União) afirmou que a ministra Ana de Hollanda (Cultura) deve devolver cinco diárias que recebeu quando estava no Rio de Janeiro sem compromissos oficiais.”

>> A delicada situação de Ana de Hollanda [do brasilianas.org]

“Uma pessoa não pode continuar no Ministério da Cultura para barrar uma política que já foi aprovada nas urnas. É isso que está em jogo. Se não existisse uma política construída, poderíamos ter um grau de tolerância maior (em relação à ministra), mas se ela achar que não pode conduzir essa política, deve ser substituída. Senão, pode acabar respingando na presidenta”, disse o deputado José Nazareno Cardeal Fonteles, do PT do Piauí. (…) A contrariedade com a ministra também chegou ao Senado. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz que já há elementos suficientes para pedir uma CPI “sobre as relações do Ministério da Cultura com o Ecad”, o que ele pretende fazer nos próximos dias.”

>> Bastidores:  uma Ministra isolada e em busca de apoio na classe cultural[do estadao]

“(…) Em dois dias, houve um pedido de abertura de CPI por conta das denúncias de irregularidades no Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad), deputados petistas manifestaram desagrado com a condução da pasta e houve um aumento de quase mil assinaturas num manifesto contra a política cultural do governo. (…) Para a maior parte dos ativistas da cultura, a situação de Ana é incontornável. A ambiguidade no tratamento da questão do direito autoral (e-mails divulgados pelo jornal O Globo sugerem que dirigentes do Ecad parecem manter canal direto com a ministra), que levou ao desmonte da área de Direitos Intelectuais do MinC; a intransigência quando ela trata da questão das novas tecnologias; e até atos de desautorização de posições defendidas por seus auxiliares de confiança, como o secretário executivo Vitor Ortiz, mostram uma ministra isolada.”

>> Dilma e a crise no MinC – Ernesto Camelo [publicado na folha, do brasilianas.org]

“A secretária nacional de Cultura do PT, Morgana Eneile, foi nomeada assessora especial da ministra com a missão expressa de ajudá-la a debelar a crise e construir uma agenda positiva. Eneile apoiou a indicação de Hollanda para o ministério, em dezembro passado. A ministra tornou-se alvo de críticas por várias razões. Ela quis rever a reforma na lei de direitos autorais prometida por seu antecessor, Juca Ferreira, e suspendeu o pagamento de convênios com indícios de irregularidades. Também eliminou do site do ministério o selo “Creative Commons”, licença para uso livre de conteúdo na internet. Em outra frente, fragilizou-se entre os petistas. Provocou isso ao cancelar a nomeação do sociólogo Emir Sader para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, depois que ele declarou em entrevista à Folha que a ministra era “meio autista”. Todos esses episódios, somados ao uso de diárias de viagem em finais de semana sem agenda oficial, transformaram Ana de Hollanda na mais frágil residente da Esplanada dos Ministérios.”


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

maio 2011
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

siga @novacena no twitter

%d blogueiros gostam disto: