movimento nova cena

qual a função de um Ministério da Cultura?

Posted on: 11/01/2011

o caderno Prosa e Verso do jornal O Globo de 08/01 propõe um debate sobre qual deve ser, hoje, a função de um Ministério da Cultura. Em que áreas ele deve atuar, e seguindo quais prioridades?

>> Debate sobre a função de um Ministério da Cultura:

“Com recursos que chegaram a R$ 2,2 bilhões em 2010, longe da verba dos maiores ministérios, o MinC ainda assim teve um aumento de repasses constante durante os governos Lula. Se o crescimento indica a valorização da pasta, levanta também a pergunta sobre o caminho que ela deve seguir em sua expansão”.

>> As propostas de artistas, críticos e produtores para a cultura:

Dez artistas, críticos e produtores de diversas áreas fazem um apanhado de sugestões para a nova ministra, num esforço para repensar a própria noção de política cultural a partir das transformações sociais de nossa época. “O cineasta Cacá Diegues diz que a gestão da indústria criativa deve ser separada da criação artesanal. O crítico Paulo Sérgio Duarte defende uma reaproximação do MinC com o Ministério da Educação, ideia levantada também pelo artista plástico Cildo Meirelles e pelo músico Jorge Mautner. O poeta Armando Freitas Filho e o escritor Marcelino Freire pedem incremento das políticas de Gil e Ferreira. O editor Roberto Feith diz que o Estado não deve se intrometer na criação cultural. A produtora Mariza Leão pede um PAC de acesso à cultura. Os especialistas em políticas culturais Lia Calabre, da Fundação Casa de Rui Barbosa, e Albino Rubim, da UFBA, cobram investimentos em diversidade e a implantação de projetos elaborados no governo Lula, como o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura”.

>> modelo francês: França protege a cultura nacional:

“A cultura é estrategicamente tão importante no país que numa época de crise e corte de gastos não apenas na França, como no resto da Europa, o ministério da Cultura garantiu para 2011 um aumento de 2,1% em relação ao orçamento do ano passado, o que dará um total de 7,5 bilhões.”

>> modelo norte-americano: EUA entre o mercado e os mecenas:

“Uma das críticas a este modelo, no qual doações individuais também têm enorme peso, é que as manifestações artísticas marginais, ou de vanguarda, recebem uma fatia menor, e enfrentam mais dificuldade de acesso aos recursos. Para o doador individual, muitas vezes importa mais o prestígio social associado à doação a uma instituição reconhecida.”

>> modelo inglês: No Reino Unido, pasta da cultura agrega esporte e mídia:

“Se o sucessor imediato de Blair, o ex-ministro das Finanças, Gordon Brown, congelou o orçamento da cultura, a administração Cameron decretou cortes de 25% nas verbas do superministério, atualmente na casa de US$ 2 bilhões.”

[do oglobo]

Anúncios

3 Respostas to "qual a função de um Ministério da Cultura?"

[…] sobre o MinC: mais em MinC: procultura já!, Qual a função de um ministério da Cultura?, Redes ou centralidade?, O MinC de Ana de Hollanda, MinC: Cultura viva, mudanças no MinC :: […]

[…] o MinC [posts do Novacena]: Mais do MinC; MinC: procultura já!; Qual a função de um ministério da Cultura?; Redes ou centralidade?; O MinC de Ana de Hollanda; MinC: Cultura viva; mudanças no […]

[…] Minc [posts do Novacena]: O MinC e as grandes indústrias; Mais do MinC; MinC: procultura já!; Qual a função de um ministério da Cultura?; Redes ou centralidade?; O MinC de Ana de Hollanda; MinC: Cultura viva; mudanças no […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

janeiro 2011
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

siga @novacena no twitter

%d blogueiros gostam disto: